Gravação revela Lena Guimarães negociando pesquisa eleitoral; pagamento seria feito pela Secom
Na conversa os homens tentam se justificar por suposto vazamento de pesquisa
Um áudio publicado no Blog do jornalista Luiz Tôrres revela uma conversa da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães, e dois homens supostamente donos ou representantes de um instituto de pesquisa. A secretária estaria encomendando uma pesquisa que beneficiasse o governador José Maranhão (PMDB). O mais grave é que o pagamento seria feito pela Secretaria de Comunicação, ou seja, com o dinheiro público.
Na conversa, gravada provavelmente em ambiente comum à secretária, os homens tentam se justificar por suposto vazamento de pesquisa. Lena Guimarães faz cobranças e diz coisas como “todo mundo paga né, mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta”.Entre outras coisas, a secretária também diz “...é mas o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando”.O diálogo em áudio de pouco mais de seis minutos que o blog teve acesso não diz claramente qual instituto e de que pesquisas Lena e os dois homens estão falando. O conteúdo, no entanto, é intrigante. No geral, dá a impressão que os homens estão tentando explicar que a pesquisa vazou com números errados.
“A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, eu não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo”, diz um dos homens ao final da conversa.
O teor do diálogo é tão significativo que um dos homens chega a falar na necessidade de manter a credibilidade do instituto que representam. “...checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretário, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão. Eu conversei com ele”, diz um dos homens no início da gravação.
Em determinando momento eles falam do O Norte. Em outro, em Anderson da Signo, principal agência de Comunicação do Governo Maranhão III.
“Agora pra senhora ver o nosso ímpeto compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que apresentada. Nós exigimos (interrompido)...”
Este ano, já foram divulgadas pesquisas eleitorais. Duas delas pelo Sistema Correio da Paraíba: uma pelo Instituto Consult, de propriedade de Paulo de Tarso, e outra pelo Vox Populi. Ambas dão vantagem ao governador José Maranhão.
O Diários Associados chegou a registrar uma pesquisa, mas não publicou.
O diálogo registrado no áudio não permite que a história seja contada com começo, meio e fim. Mas, em razão da clareza das falas, exige uma explicação da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães.DA REDAÇÃO WAGNER ASSUNÇÃO
Comentários