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Crise leva brasileiros a trocarem refeições saudáveis por salgadinhos



 A crise econômica e a inflação fizeram brasileiros piorarem seus hábitos de alimentação fora de casa, trocando refeições completas pelos chamados snacks – principalmente salgadinhos de pacote e salgados prontos, como coxinhas e esfihas. É o que mostra um estudo produzido pela Kantar, empresa de dados, insights e consultoria.

Segundo o levantamento, as classes mais pobres foram as mais afetadas. De 2019 a 2022 (período anterior à pandemia de Covid-19 e pós fase mais aguda da doença), o consumo de snacks entre os que se alimentam fora de casa aumentou 35,7% entre as classes D e E, principais responsáveis pela alta do índice geral.

“A crise está afetando mais o consumidor humilde. Prova disso é que vemos um movimento das pessoas começarem a buscar uma alimentação um pouco mais barata, deixando de gastar fora de casa e optando pelas marmitas e lancheiras”, afirma Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar.

A pesquisa mostra que os salgados prontos, que eram preferência de 11% do total de entrevistados em 2019, passaram a ser prioritários para 15% da população geral em 2022. Enquanto isso, as refeições completas caíram de 7% para 4% no mesmo período. A pesquisa ouviu 4 mil pessoas de todas as regiões do país.

"O consumidor, quando está na rua, vem diminuindo sua frequência de compra de pratos [refeições], afetando consequentemente o volume desse tipo de consumo. Quando esse consumo cai, ele acaba aumentando sua frequência de compra e consumo de salgados", explica Romano.

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