Roberto Santiago: a história do menino de 20 anos que construiu um império vendendo lotes da família em Santa Rita FacebookWhatsAppTwitterCompartilhar
Na primeira entrevista concedida pelo empresário Roberto Santiago, dono dos dois principais shoppings de João Pessoa, ele revelou a trajetória profissional e de vida que percorreu antes de se tornar um dos principais empresários da Paraíba.
Com uma longa trajetória como um player importante do mercado, o empresário começou a atuação na economia juntamente com o próprio pai, Divaldo da Nóbrega, até se tornar proprietário do Shopping Manaíra e Shopping Mangabeira.
O empresário contou em entrevista à CBN a trajetória de vida de sua família nos negócios, que inicialmente eram voltados para outro setor da economia, e também explicou como se consolidou entre os grandes nomes do mercado paraibano e nordestino.
Roberto Santiago e a família são naturais de João Pessoa. Eles começaram a trajetória de investimentos nos negócios com torrefação de café. A ideia dos investimentos iniciais da família, segundo conta o empresário, veio do próprio pai, Divaldo da Nóbrega, que fez sucesso no ramo na Região Metropolitana da capital e atingiu rapidamente bons resultados.
“Meu pai tinha comprado a torrefação de café Santa Rosa. Com 12 anos comecei a trabalhar com ele e herdei dele o sangue de empreendedorismo. Para mim, meu pai sempre foi tudo que eu tenho na minha vida e tudo que eu sei de empreendedorismo foi meu pai que me ensinou. A gente passou uns 20 anos, depois abrimos outras indústrias, fechou o café, mas comecei lá”, contou.
Conforme Roberto, o empreendimento de café ficou concentrado em João Pessoa e, aos poucos, foi se expandindo para cidades da região metropolitana. No entanto, após o negócio crescer, o pai de Roberto decidiu se aventurar em outros ramos que não prosperaram e quebraram as empresas da família.
“Meu pai tinha uma visão muito grande, ele sempre estava muito na frente. Em termos de visão empresarial, ele era um gênio. Ele tinha o café, que tinha limitações proporcionalmente ao que ele queria ser. Foi aí que ele botou uma fábrica de cartonagem, que era o sonho dele. Ele fez um investimento muito grande e achava que ali ia ser o grande ‘pulo’ dele, mas infelizmente não deu certo. Do jeito que ele cresceu muito a queda foi faraônica”, disse.
Foi uma herança da avó paterna que garantiu o recomeço da família. O pai conseguiu parte da terra com os irmãos da mãe de Roberto e ele começou a fazer loteamento na cidade de Santa Rita, mesmo sem nunca ter trabalhado na área. O objetivo principal, com cada terreno vendido, era garantir a feira de casa. No entanto, a competitividade era alta na região, o que fez o empresário perceber que precisaria fazer algo diferente para se sobressair.
Roberto conta que o primeiro passo foi abrir seu escritório em um local de destaque no então Parque Solon de Lucena. Com o aumento das vendas ele passou a ser procurado para vender imóveis de terceiros, com pagamento de comissões. Ele então adotou uma política diferenciada de vendas e aumentou a comissão dos vendedores como forma de incentivo.
O passo seguinte foi comprar áreas em cidades do interior para fazer loteamento. Ele estima ter vendido 80 mil terrenos na década de 80. É em um dos loteamentos idealizados por Roberto que estão os terrenos onde posteriormente foi erguido o Manaíra Shopping.
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