Últimas notícias

Cantora trans paraibana será destaque em Escola de Samba do Rio de Janeiro





A cantora e atriz paraibana Bixarte será destaque no quarto carro da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, do Rio de Janeiro. Hoje, durante entrevista ao Além do Poder, da TV Manaíra, ela explicou como surgiu o convite e comentou seu entusiasmo por participar do carnaval carioca deste ano. O “Quem Tem Medo de Xica Manicongo?” homenageia um africano homossexual escravizado, que viveu na Bahia, na segunda metade do século XVI, e foi condenado pela Santa Inquisição por se vestir e viver como mulher. Séculos mais tarde, virou figura de destaque na comunidade LGBT, passou a ser referenciada como Xica Manicongo, sendo considerada a primeira travesti do Brasil.

E o que “Xica” tem a ver com Bixarte? É que depois de sua transição, a artista paraibana adotou o nome de Bianca Manicongo, com o sobrenome em reverência à africana assassinada. O último disco de Bixarte, “Traviarcado” chegou ao conhecimento dos integrantes da Paraíso do Tuiuiti que decidiram convidá-la para participar do enredo.

“Eu lancei um disco chamado Traviarcado e dentro desse disco tem uma música que se chama Xica Manicongo e o carnavalesco, Jack, da escola ouviu no processo de construção do enredo e me convidou para ser destaque no carro que vai contar essa história. Estou muito emocionada”, disse a cantora que tem 24 anos e é natural de Santa Rita.

Assista à entrevista completa no link abaixo:

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!